Cobertura das Regras do IRPF 2026
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 617

Como vocês acompanham o Fator R dos clientes mês a mês?

Igor Lourenço

Igor Lourenço

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 1 semana Domingo | 8 março 2026 | 13:25

Tenho uma LTDA de desenvolvimento de software no Simples (CNAE 6203-1/00) e meu contador me falou que meu Fator R deu 30%, então eu entro no Anexo III.

Aí fiquei pensando se ele verifica isso todo mês, pq meu faturamento varia bastante e meu pró-labore é fixo (1 salario minimo). Se em um mês bom meu faturamento sobe e o Fator R cai abaixo de 28%, eu migro pro Anexo V sem perceber?

Vocês recalculam o Fator R de cada cliente todo mês na hora de apurar o DAS? Ou verificam uma vez por ano na opção pelo Simples? Usam alguma ferramenta pra isso ou fazem na planilha?

Tô cursando Direito, entrando em Tributário agora e fiquei com essa dúvida, queria entender como funciona na prática dos escritórios.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 6 dias Segunda-Feira | 9 março 2026 | 07:48

Igor Lourenço, bom dia.

Aí fiquei pensando se ele verifica isso todo mês, pq meu faturamento varia bastante e meu pró-labore é fixo (1 salario minimo). Se em um mês bom meu faturamento sobe e o Fator R cai abaixo de 28%, eu migro pro Anexo V sem perceber?

Vocês recalculam o Fator R de cada cliente todo mês na hora de apurar o DAS? Ou verificam uma vez por ano na opção pelo Simples? Usam alguma ferramenta pra isso ou fazem na planilha?
O Fator R tem que ser analisado mês a mês. Por aqui o nosso sistema já tem de forma interna uma ferramenta para calcular o Fator R, mas também acompanhamos em separado por meio de uma planilha Excel para conferirmos o que o sistema está fazendo e também podermos projetar situações futuras, exatamente para analisar a sua pergunta anterior sobre "um bom mês".

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Igor Lourenço

Igor Lourenço

há 6 dias Segunda-Feira | 9 março 2026 | 14:48

Danilo Zanon dos Santos,
Valeu! Esse fechamento separado das empresas do Anexo V é algo que você faz manualmente ou o sistema já separa automaticamente?

Yuri Aquino,
Boa, é exatamente isso que eu queria entender. Você usa o sistema pro cálculo mas precisa da planilha pra projetar cenários futuros. Quantos clientes sujeitos ao Fator R você acompanha assim? Dá pra falar? 

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

há 6 dias Segunda-Feira | 9 março 2026 | 15:43

Igor Lourenço, boa tarde.

Quantos clientes sujeitos ao Fator R você acompanha assim? Dá pra falar? 
Em torno de 20. Tem médicos, psicólogos, fisioterapeutas, engenheiros...

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 dias Segunda-Feira | 9 março 2026 | 19:27

Igor Lourenço, boa noite!

Danilo Zanon dos Santos,
Valeu! Esse fechamento separado das empresas do Anexo V é algo que você faz manualmente ou o sistema já separa automaticamente?

O sistema ajuda. Mas sempre fazemos uma conferência e acompanhamento específico. Afinal um calculo errado em um mês pode atingir qualquer mês e calculos dos próximos 12 meses. E retroagir é complicado.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Contabilidade: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Igor Lourenço

Igor Lourenço

há 5 dias Segunda-Feira | 9 março 2026 | 22:51

Yuri Aquino
Danilo Zanon dos Santos vish, 20 clientes em planilha é muita coisa. E quando um desses tem um mês atípico (tipo clínica em dezembro que fatura o triplo), você consegue antecipar o impacto no Fator R ou só vê na hora de apurar? 

Danilo Zanon dos Santos, então parece que o efeito cascata de 12 meses é o que torna isso crítico. Valeu pela explicação

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

há 5 dias Terça-Feira | 10 março 2026 | 07:45

Igor Lourenço, bom dia.

É tranquilo, porque como o controle é mensal, deixamos todo o histórico lá e só vamos atualizando. A planilha serve justamente para tentar prevenir situações futuras que podem ser antecipadas. Como? Um exemplo seria aumentando a despesa de folha durante o ano para levar um Fator R para a casa de uns 35%~40% durante o ano e não ter surpresa quando vier um faturamento alto inesperado.

Igor Lourenço

Igor Lourenço

há 5 dias Terça-Feira | 10 março 2026 | 09:50

Yuri Aquino, bom dia.

Boa, essa margem de 35-40% é esperta. Dá pra absorver um mês bom sem sustos. Valeu, me ajudou muito a entender como funciona na prática Yuri Aquino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade